top of page

Você sabe o "por que" e "como" os traços nas artes dos animes têm se modernizado tanto?

  • Foto do escritor: Admin
    Admin
  • 9 de fev. de 2019
  • 4 min de leitura

Atualizado: 10 de fev. de 2019

Com certeza você já se fez essa comparação: "Nossa... de uns tempos pra cá, os animes têm ficado mais detalhados e bonitos, visualmente." Quer saber e conhecer como? Leia o artigo!




Olá people! Eu sou Alessandro Henrique da AHBarts STUDIO e já começo dizendo que não há nada melhor que o tempo para moldar nossa opinião com relação a algo. Tomando vários exemplos como referências, fica ainda mais fácil para se comparar por exemplo um anime (haha!). O que decidirá se alguma obra é boa ou não? Bem, para mim, é questão de um conjunto de fatores: visual (não dou muita importância, até porque o modo com o que vemos arte é diferente para cada), ambientação (já levo em questão), enredo e historia (são de suma importância).


No entanto, algumas pessoas deixam de assistir muitos animes bons com boas histórias por eles serem "datados" (datado para mim são animes antigos, de uns 10, 15, 20 anos atrás, ou ainda fundo haha! E um termo que gosto de usar para me referir ao assunto). O tópico que irei tratar neste artigo é motivo de discussão até hoje por vários "watchers" de animes. Minha intenção não é continuar com a briga, pelo contrário. Apenas quero que conheçam melhor o que levou os animes a terem tantas mudanças, e como elas eram e são feitas atualmente.


PRIMEIRO FATOR: TECNOLOGIA = Sendo responsável pela mais grande mudança na produção de animes, antes dos computadores entrarem em cena com seus programas "facilitadores de vida", o RETAS PRO HD, por exemplo, quase tudo era feito manualmente, até mesmo a impressão das imagens para fotografia, colocando camada por camada uma por cima da outra, e depois filmando tudo com uma câmera externa que capturava os quadros. E como nada era digitalizado, a imagens nuca vinham em seus 100% ("direto da fonte" por assim dizer). Esse também era um fator para a imagem datada. Deixarei estes videos de comparação. Esse vídeo abaixo retrata o modo antigo de animar os animes:


Como vocês puderam ver, até a pintura era feita a mão. E deste modo, eles não conseguiam deixar um sombreamento muito detalhado. Durante quase todo um episodio de anime só havia-se um plano colorido. Mas agora, com programas como Retas pro HD, um dos principais já usados na animação japonesa, isso vêm ficado fácil, especialmente na área da pintura, para a felicidade de todos!


Esse abaixo se trata de como é feito hoje em dia. O vídeo é longo, se quiser passe para partes que você mais gostar, mas é bem detalhado.


Esses são os passos seguidos hoje em dia na pintura dos frames:

  • Depois de demarcar as sombras no desenho, com a função "CREATE SHADOW MARKUP" no Stylos ou TraceMan... ( dois dos quatro programas que constituem o Retas Pro),

  • Colocamos um cor neutra, apenas para saber onde está a sombra exatamente.

  • Depois é só pintar as áreas marcadas com as devidas cores dos objetos ou personagens.

Acredite, esse processo é muito simples e rápido.


Vocês já devem ter notado que os animes "datados" possuem um traço forte e robusto e uma sensação na tela de desfoque. Isso se dá pelo fato de que a um tempo atrás a resolução usada nas animações era bem menor que a dos animes atuais que sempre estão tentando entregar o máximo de imersão possível. A baixa resolução da Tv's dos anos 90 por exemplo, também impedia uma boa qualidade visual e isso atrapalhava e muito quando assunto era qualidade. Por ser filmado por "fora" e não renderizada digitalmente como hoje em dia, é possivel notar uma tremulação na imagens, observem com atenção este anime dos anos 90:



Exemplo de demostração Darling in the Franxx
representação de alta e baixa resolução (uma forma divertida de mostrar a diferencia)

No Retas pro HD (eu adoro esse programa), quando criamos um novo cel (folha) no stylos, ele pede algumas configurações, dentre elas, o estilo desenho:

Essa parte da configuração, também decidira na qualidade do desenho como o próprio nome sugere.


Temos duas escolhas: Raster Drawing Layer & Vector Drawing Layer. Cada uma tem uma função especifica no traço do desenho.


Raster Drawing Layer: Essa função deixará o traço, mais suave e pouco denso.

Parece até está borrada, não é? Mas é assim mesmo.


Vector Drawing Layer: Essa função deixará o traço, mais firme e nítido.

Ela é a mais recomendável de se usar, na minha opinião.


SEGUNDO FATOR: Inovação nos designs de personagens = Os traços mais finos e detalhados só estão aqui para mostrar que tudo está em aprimoramento. E quanto mais realista os efeitos, ambientação e textura do todo que compõe um anime, mais moderno e atual ele se tornava. Eis alguns exemplos de traços melhorados que acho bem legal (minha opinião, deixo claro haha!):




CONCLUSÃO:


Finalizando, os traços estão mais detalhados simplesmente porque os programas mais atuais permitem isso. Com o aumento da resolução para 720p e full HD, também é possível implementar mais coisas a tela.
O design de personagens não tem nada haver com a sua produção, apesar de alguns acharem o "datado" antiquado, na época era o que tinha de mais bonito e bem feito (veja como as coisas mudam haha!), apesar dos animes sempre tentarem ter um traço diferente uns dos outros, você consegue perceber que todos tem algo em comum que os identificam com a época.
A resposta para este artigo é: "Não é que os traços melhoraram, em si. E sim, a qualidade produtiva e gráfica que aumentou."

Bem, espero que tenham entendido e gostado do poste, deixe seu comentário nos falando o que também gostaria de ver aqui, vote e compartilhe para sabermos que você curtiu, e caso haja alguma duvida é só perguntar aqui em baixo, Até a próxima!







 

Menções especiais ao 📷Neikirassus que deu a ideia de fazer este poste. Espero que também tenha agradado!

 

Comments


© 2023 por Anim8. Orgulhosamente criado com Wix.com

bottom of page